terça-feira, março 27, 2007

A Luta Continua!!

Todos os dias a comunicação social, traz-nos notícias (mais ou menos camufladas), sobre a difícil situação que assola o país a nível económico-social.
Por um lado, os encerramentos de empresas, as quais se deslocalizam para novos contextos onde as condições são mais vantajosas, beneficiando de isenções fiscais, mão-de-obra barata, etc., afinal as mesmas razões que anteriormente as levaram a instalarem-se por cá, deixando para trás um rasto difícil de apagar, desemprego e exclusão social.
Por outro lado, a aplicação de medidas assentes em políticas economicistas, em áreas tão sensíveis como a saúde ( desmantelamento do serviço nacional de saúde, encerramento maternidades ), a educação ( constantes mudanças nas políticas educativas sem quaisquer resultados práticos) e administração pública ( novos princípios orientadores, que fragilizam ainda mais as posições dos trabalhadores).
Em suma, processos que limitam o acesso pleno e democrático a direitos consagrados na constituição, promovendo os interesses dos grupos privados, “comercializando” serviços da responsabilidade do Estado.
Estão em causa posições arrogantes e prepotentes, que demonstram uma crua incapacidade para lidar com pessoas, fazendo-o como se de meros números se tratassem.
Para mim, é por de mais evidente que esta linha de actuação, mais tarde ou mais cedo sucumbirá ás intenções dos cidadãos, os quais tão activamente têm reivindicado as suas posições. Mas, é necessário mais!
É fundamental, mais vontade, força e coragem, para o combate às normas que oprimem, que precarizam.
É este um momento de luta. É este o momento de assumir uma postura vertical e activa, na luta pelos nossos direitos, participando em plenários, manifestações, em qualquer lugar, onde a nossa voz possa ser ouvida.

Sem comentários: