sexta-feira, agosto 08, 2008

Tabelas Remunerações Animadores Socioculturais

No seguimento da intervenção da Dra. Tânia Balola na qual se questionava sobre a legislação a aplicar nas remunerações dos Animadores, tanto no sector público como privado, publico os links para a devida consulta.

A situação exposta é um exemplo entre milhares, pois sintetiza as dificuldades que os Animadores têm de ultrapassar no seu contacto com as entidades empregadoras (sector privado) devido à inexistência de regulamentação profissional. A inevitabilidade de se regulamentar o Estatuto do Animador, tem que ser forçosamente um desiderato de quem tem responsabilidades na Animação em Portugal, nomeadamente as instituições que a leccionam. A injustiça de formar licenciados em Animação não lhe proporcionando condições sérias e reais de empregabilidade não pode continuar. De facto, no meio do marasmo, em vez de se resolver politicamente a situação estatutária do Animador, “rega-se” de alto a baixo a “floresta” das instituições que leccionam a nível superior e profissional a Animação sob as mais diversas denominações.
Até quando? Ler opinião de Albino Viveiros sobre esta questão.
Mas nem tudo é mau. Este ano conseguiu-se através do contrato colectivo de trabalho, um acordo entre as frentes sindicais e a CNIS, que permitirá a equiparação nas IPSS dos Animadores aos restantes técnicos licenciados. Assim, juntamente com enfermeiros, técnicos de análises e educadores sociais usufruiremos dos mesmos direitos que os restantes técnicos já detinham posicionando-nos nos níveis 3, 4 e 5 da Tabela A.

Para devida consulta desta informação fica o link para o Blog “Educação Social em Portugal” da Dra. Sílvia Azevedo, onde poderão ainda encontrar a carta redigida pelo Presidente da CNIS, Padre Lino Maia, na qual faz referência ao acordo alcançado com as frentes sindicais para o novo CCT, confirmando-se a inclusão dos Animadores com Licenciatura na categoria Técnico Superior, bem como a devida actualização das Tabelas Remuneratórias.

Tabela Vencimentos Sector Público 2008

  • Licenciados em Animação Sociocultural – Técnico Superior de 2ª – Índice 400
  • Bacharéis em Animação Sociocultural – Técnico 2ª – Índice 295
  • Técnicos Profissionais em Animação Sociocultural – Técnico Profissional de 2ª – Índice 199

(Índices iniciais. Esta informação será revogada pela Lei 12/ A 2008, Novo Regime de Vínculos, Carreiras e Remunerações)

Tabela de remunerações das IPSS para 2008

Aguarda-se republicação CCT – Com efeitos a partir de 01/01/2007

Sem comentários: