quarta-feira, setembro 09, 2009

Práticas de Animação - Curso Profissional de Animação Sociocultural

O programa da disciplina de Animação Sociocultural, integrado na componente de formação técnica do curso profissional de Animador Sociocultural, cobre um vasto leque de temáticas, aos níveis do saber saber, saber fazer e saber ser, necessárias à prática da Animação Sociocultural nos seus diferentes domínios.
A Animação Sociocultural é um conceito multidimensional e por isso mesmo de difícil definição e conceptualização. Podemos simplificar o conceito, centrando-o na promoção de mudanças, de processos de desenvolvimento, em grupos e/ou comunidades). Podemos, também, procurar conceptualizar a Animação Sociocultural a partir da explicitação dos seus princípios e modelos de natureza metodológica: implicação activa dos públicos com quem se trabalha na construção, implementação e avaliação de projectos coerentes de actuação suportados num adequado diagnóstico social da realidade; promoção de processos de autonomia e de desenvolvimento sustentado nos grupos e comunidades com quem se trabalha; abordagem sistémica, multidisciplinar e integrada da realidade social, educativa e cultural.
Numa perspectiva “animada”, a intervenção do animador, enquanto agente de desenvolvimento, leva-o a posicionar-se como um mediador e potenciador da autonomia dos grupos, procurando que estes tomem consciência da sua realidade e encontrem maneiras de resolver e transformar as condições da sua existência, promovendo, deste modo, uma cidadania de pleno direito.
A emergência da disciplina de Animação Sociocultural no âmbito do ensino profissional, tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento das vertentes pessoal, social e profissional de cada aluno, preparando-o para o exercício competente e consciente da sua profissão. Neste sentido, ao longo do ano lectivo são abordados vários conteúdos temáticos, com o intuito dos alunos conhecerem as problemáticas fundamentais da Animação Sociocultural; adquirirem competências para uma plena integração em contexto de trabalho (estágio); serem capazes de conceber, desenvolver e avaliar projectos que se ajustem à realidade das comunidades com que trabalham; conseguirem dominar metodologias e técnicas que permitam uma gestão eficaz dos mesmos; e, em simultâneo, serem sensíveis à necessidade de uma formação contínua para o bom exercício da sua futura actividade profissional.

Paula Penúria
Licenciada em Animação Educativa e Socioculural

1 comentário:

Anónimo disse...

Estão a pedir animadores licenciados nas direcções regionais de educação, nomeadamente do alentejo, vejam!
er